Image Map

8 de jun. de 2012

Tipos de Calçados Femininos

Sandálias

(Anabela, Plataforma, Rasteirinhas, Salto Alto, Sandálias para Festa, Salto Baixo, Meia Pata, Chinelo, Sandália Papete, Sandália gladiadora, Crocs e Cage)

Dependendo da cor, material e tamanho do salto, as sandálias podem ser usadas durante o dia e/ou à noite também.

As com salto bem baixinho são popularmente conhecidas como Rasteirinhas e fazem muito sucesso pela facilidade de calçar e pelo preço ser, muitas vezes, menor.

Rasteirinhas


Para as mulheres que preferem salto alto, tem a Plataforma, cujo salto cobre toda a sola do calçado e o Anabela, com saltos sólidos, portanto muito mais confortáveis.

Plataforma

Anabela

Agora as que estão fazendo muito sucesso são conhecidas como Meia Pata. São lindas, altíssimas e têm uma pequena plataforma na frente, o que as deixam mais confortáveis e fáceis de serem usadas.

Meia Pata



As Sandálias para Festa são um arraso! Lindas, brilhosas, saltos obrigatoriamente altos e design de deixar qualquer um de boca aberta.


Sandálias de Festa



-Os Chinelos são sandálias de uso doméstico, durante os dias quentes, especialmente no verão, ou como acompanhamento do traje de dormir. Pode também compor parte do traje de banhistas, na ida à praia ou na beira da piscina.

-A Sandália Papete é uma derivação da tradicional sandália, pois é ideal para os dias quentes por facilitar a transpiração, proporcionando um maior conforto. A principal característica deste modelo são suas tiras médias em material confortável, podendo ser de nylon, emborrachado, lona entre outros deixando boa parte do pé amostra, sendo estas tiras as responsáveis pela fixação ao solado, porém esta fixação deve-se dar tanto na parte dianteira quanto na trazeira/lateral do calçado, seu solado tem espessura considerável e macia, geralmente anatômica e em materiais injetados ou emborrachados. A Sandália Papete inicialmente tratava-se de um modelo infantil masculino, mas sofreu modificações ao longo do tempo e caiu no gosto dos adultos, principalmente dos homens, isso por se tratar de um calçado extremamente confortável, acabando por fim de tornar-se um modelo unisex.

Papete


- Sandália Gladiadora: As sandálias gladiadoras são cheias de tiras e a altura dessas tiras pode variar no tornozelo, na panturrilha e até os joelhos. Essas sandálias promovem um destaque maior para essa região da perna. Essas sandálias também podem sem rasteiras ou de salto e deixam um pouco dos pés aparecer, o calçado além de muito confortável é super sensual e deixa a mulher elegante para qualquer ocasião do dia ou da noite.


 
Gladiadoras

-Crocs: Depois de conquistar os EUA e a Europa as sandálias estilo crocs chegam no Brasil e fazem moda. A crogs são sandálias coloridas, existem de todas as cores e são confortáveis. Você pode comprae chinelos crocs de todos os tamanhos, existe crogs até para bebês e crianças pequenas. As sandálias crocs são produzidas em E.V.A e por isso são muito leves. Uma Crocs para adulto pesa menos de 180 gramas.


Crocs



-Cage: Modelo oriundo da junção das sandálias de saltos altos e botas, ou ankle boots, a grife YSL (Yves Saint Laurent), é considerada como criadora deste estilo com o modelo lançado na coleção européia primavera/verão em 2009, onde chamou a atenção de muitos, por sua ousadia, o modelo foi colocado em check por muitos profissionais do setor calçadista, mas o modelo acabou caindo no gosto do público feminino e incorporado pela moda mundial. O modelo também é conhecido aqui no Brasil como sandálias gaiolas.
As principais características destes modelos são suas estruturas básicas de botas, ou ankle boots com tiras, ou micro-tiras entrelaçadas que tomam forma de grades, além de serem dotados de saltos que variam de médios a altos e de espessuras variadas, a exemplo dos cut-out boots muitas vezes deixando a impressão de ser um misto de sandálias com botas.
O modelo é indicado para pessoas de tornozelos normais ou finos e de maior estatura com pernas alongadas, uma vez que o modelo pode achatar a silhueta.

Cage



Sapatos
(Scarpin, Chanel, Peep Toes, Mocassim, Mule e Oxford)

-Os Scarpins são puro luxo. Totalmente fechados, salto médio ou alto e uma linha que se afina em direção ao bico, agradam quase todos os tipos de mulheres. O nome scarpin vem do diminutivo italiano de “Scarpa (que significa sapato), scarpino”. Podem ser usados com saia, minissaia, terninhos e calças.

Scarpin



-O Chanel é um modelo com design bem arrojado e foi criado pela estilista francesa ultra famosa, Coco Chanel. Tem salto confortável e um decote no calcanhar. Esse modelo ficou famoso nos anos 60 por ter o bico em cor mais escura, o que dava a sensação de deixar o pé um pouco menor. É um clássico muito chique que pode ser usado para dar aquele “tchan” em roupas bem modernas.
Chanel
-Os Mules: Calçado do tipo chinelo, com salto e calcanhar descoberto usado desde o século XVI na França. As mules eram frágeis, confeccionadas em tecido e adotadas por homens e mulheres, sendo a distinção feita pelo pequeno salto presente nos modelos femininos. A partir do século XX, passaram a pertencer exclusivamente ao guarda-roupa das mulheres, tendo sido grande moda a partir de 199. As mules do início do século XXI foram fabricadas mos mais variados tipos de couro, saltos e bicos, servindo como complemento para inúmeros trajes, particularmente para as calças Capri, reeditadas no início da década de 2000. No Brasil, o exagero em relação aos bicos, extremamente pontudos foi depois compartilhado com versões de ponta quadrada.

Mule

Peep Toes
O nome é estranho e não muito comum no nosso dia a dia, mas tem muita gente que já usa (do inglês peep significa “começar a aparecer” e toe significa “dedo”). São aqueles sapatos que deixam pelo menos um dedo de fora. Podem ser de salto alto ou médio e agradam de mocinhas românticas a mulheres poderosas.
Os Peep Toes combinam com tudo também, inclusive com mulheres baixas, pois alongam a silhueta. Quer sair à noite? Combina. De dia ou até para ir ao trabalho? Combina. Só aprenda a adequar o estilo à ocasião, que tudo fica perfeito.

Peep Toes
 -Os Mocassins têm origem nos índios norte-americanos e fazem sucesso nos pés de mulheres modernas que trabalham o dia inteiro e precisam de calçados bem confortáveis.

Mocassins

-O Oxford é um modelo de calçado que recebeu tal nome justamente por ser muito utilizado entre os estudantes na universidade de Oxford, na Inglaterra. Em seu modelo tradicional e mais conhecido, o sapato oxford é caracterizado por ser totalmente fechado e com amarração de cadarço. Agora, o clássico sapato masculino ganhou os pés femininos em versões mais modernas e charmosas, o sapato oxford agora pode ser encontrado em modelos com salto, bico fino, bico arredondado ou bico alongado.

 



Tamancos   
(Tamancos, Clog e Babuche)

Você pode construir um estilo super bacana com os Tamancos - casual e despojado. Há uma diversidade de tamancos que pode ir do tradicional modelo de madeira até aqueles feitos de borracha. Também, existe uma grande variedade de alturas de saltos, materiais, modelos para se adequar a cada gosto. A maior característica do tamanco tradicional é a gápea (parte frontal do calçado) ser aberta. O Tamanco também tem seus subprodutos, os Clogs e Babuches.

Tamancos

-Os Clogs têm origem holandesa tendem a ser fechados e remetem ao modelo mais tradicional, aquele com bico arredondado e com a gáspea(parte frontal do calçado) fechada, geralmente fixada por taxas. Porém como há muito tempo a rigidez da moda deixou de ser uma verdade há de surgir várias versões para o modelo, como modelos abertos e com bicos mais agudos e alongados. Com todas as possíveis variações podemos ter certeza de pelo menos uma: Os Clogs estão nas alturas, nas tradicionais plataformas, sejam elas inteiras cepa com salto, ou mesmo as tradicionais meias-patas, estes solados deverão ser em sua maioria de madeira, mas podendo ter variações em Poliuretano (PU), que deixam os calçados mais leves, com texturas e pinturas que simulam a madeira.
Clogs



-Os Babuches: Embora muitas consumidoras façam alguma confusão entre os Clogs e os Babuches, vale ressaltar que os Babuches têm sua origem no Marrocos e diferenciam-se dos Clogs principalmente pelas alturas dos solados, uma vez que seus amplos bicos arredondados assemelham-se, mas como dito diferenciam-se pelo solado rasteiro, ou com ligeira elevação tendo o solado geralmente flexível. Os Babuches por terem solados mais baixos e flexíveis e seus cabedais geralmente são confeccionados em tecidos, o que não impede que sejam produzidos em couros, laminados sintéticos e materiais injetados (plásticos, borrachas como, por exemplo, as tradicionais sandálias Crocs) tornam-se mais confortáveis e são ideais para o uso diário, ocasiões totalmente informais e uso doméstico.

Babuche

Sapatilhas
As sapatilhas são muito fofas, confortáveis e estão hiper na moda. Têm salto baixinho (quando têm salto) com origem lá no século XVIII, na Europa. Fizeram muito sucesso nos anos 50 quando foram usados por uma famosa atriz de cinema, a Audrey Hepburn.
De criancinhas a senhoras todas podem usar as sapatilhas em seus mais variados modelos e marcas. Combinam com vestidos, calças, calças capri, saias, shorts e bermudas. Podem ser usadas em qualquer horário (depende do modelo e material).

Sapatilhas

Sapatilha Slipper
As sapatilhas Slipper estão ganhando cada vez mais foco, principalmente compondo os looks dos fashionistas de plantão. Mas por incrível que pareça, modelagens parecidas com o nosso slipper atual já  fazia a cabeça de membros da nobreza, desde o século XIV. Já no século XX, ele ficou escondido dentro das casa virando apenas um mero"chinelinho de quarto".
Alguns anos depois com a moda boysih (peças femininas com pegada masculina), a sapatilha slipper foi ressucitada e está com presença garantida embelezando os looks modernos.

Slipper



Botas
  (Ankle Boots, Over Boots, Botas Ugg e Galochas, Botas Country, Summer Boots e Open Boots)

Calçados que cobrem parte da perna. Inicialmente usadas para andar à cavalo, as botas ganharam versões variadas desde que ficaram populares a partir do século XVII.
Nos anos 60, ficaram futuristas, lançadas por Courrèges, e nos 70 tinham um ar folclórico. Nos anos 80, ganharam ares punk, dark e fetichista e, nos 90, um de seus looks mais populares foi o de cowboy.
As mulheres costumam demonstrar verdadeira paixão pelas botas, isso porque elas são consideradas calçados versáteis que podem ser usados em diferentes ocasiões. Independente do formato, cor ou acabamento, as botas influenciam de forma decisiva no visual durante os meses mais frios do ano.
As Botas podem compor um look básico para passeios durante o dia ou mesmo um visual mais sofisticado para noite. Esses calçados exibem versatilidade também quanto ao material de confecção, sendo normalmente feitos com couro ou camurça. Alguns modelos adotam o salto alto como elemento de elegância, já outros dispensam esse detalhe para tornar o caminhar mais confortável. Use com saias longas ou curtas, cobrindo ou não o cano, com calças, vestidos e jeans

-Ankle Boots: também chamada de botas de cano baixo, esses calçados são originais e perfeitos para compor um figurino de meia estação. Confortáveis, modernas elegantes, as ankle boots são as queridinhas da temporada. Em 2012 novos modelos chegaram às lojas de calçados femininos, inovando a combinação de cores, saltos e acabamento. Quanto ao design, essas botas chegam até a altura do tornozelo e podem apresentar algumas aberturas.

Ankle Boots


 -Over Boots: imponentes, autênticas e cheias de estilo. São botas com cano acima do joelho e que são capazes de destacar o glamour das pernas femininas. Os modelos de camurça podem ser usados com o cano dobrado e ganham o título de “fold-over boots”. As botas de cano alto confeccionadas com couro são também irresistíveis e são sempre resgatadas nas temporadas de inverno.


 

Over Boots

-Botas Ugg e Galochas: esses são dois modelos de botas bem alternativos que prometem influenciar no visual das mulheres mais jovens. O Ugg é um calçado com cano médio, confortável e com acabamento em pelinhos que já virou uma febre nos Estados Unidos. Já a galocha é um modelo de bota de plástico que pode ser encontrada em diferentes cores e estampas.

 
Botas Ugg 



 
Galochas


-Botas Country: modelo bastante tradicional durante o inverno, caracterizado pelo cano alto que não chega até o joelho. Os modelos apresentam acabamentos com fivelas, franjas, bordados e possuem encaixe perfeito nos pés. São encontradas normalmente nas cores caramelo, preto, branco ou marrom.


Botas Country

 -Summer Boots: Geralmente de saltos altos ou saltos meia-pata, as Summer Boots não lembram uma bota à toa. Elas realmente se originaram das famosas Ankle Boots, aquelas botas de canos curtíssimos, que fizeram muito sucesso no inverno passado. Daí, a origem do nome que batizou o modelo: Summer boot. Cheias de charme, versatilidade e muito estilo, as Summer boots acompanham os mais diversos looks e aceitam as mais variadas artes como moldes vazados feitos a laser, com precisão de detalhes e formas, tiras largas ou fininhas, lembrando uma sandália e saltos altos que acrescentam muita elegância e glamour ao modelo. 

 
Summer Boots


-Open Boots: As open boots - botas abertas na frente e/ou atrás - conquistaram as brasileiras, que estão usando esse tipo de sandália abotinada para compor os looks mais variados.

 



-Tanker Boot: Este tipo de calçado trata-se uma bota de combate específica para a cavalaria mecanizada, ou cavalaria blindada, denominação dada aos carros de combate blindados, na sua maioria os que utilizam lagartas, conhecidos também como tanques de combate. Especula-se que este tipo de bota tenha sido incorporado as forças armadas, pelo Capitão Norte-Americano George S. Patton Jr. da Companhia de Tanques, após ter observado a utilização destes modelos de botas por alguns tripulantes dos tanques de combates franceses, ainda durante a I Guerra Mundial.

Tanker Boots


-Coturno: O modelo também é baseado na tendência militar.
Coturnos


-Spat Boot: As principais características destes calçados estão em seus fechamentos laterais, que partem das partes internas dos pés e pernas e transpassam estes chegando as partes externas, sendo seus fechamento efetuados por colunas simples de botões, botões estes, muitas vezes em cores contrastantes aos materiais predominantes dos cabedais, independente das alturas dos canos. Muitos afirmam que o detalhe trata-se de uma sobre lingueta, que transpassa o dorso do pé e fixa-se na parte externa deste através de botões contrastantes. É muito comum encontrarmos não somente modelos onde os botões sejam em cores contrastantes, mas também estas espécies de linguetas em cores diferentes aos bicos, ou traseiros, o que torna estas modelos bicolores.Este estilo é de calçado é muito relacionado ao período Vitoriano, sendo considerado um retro bastante requintado devido à riqueza do período relacionado. Até hoje este estilo de calçado, ou o acessório Spat é utilizado em fardas e uniformes de gala em vários países em suas forças armadas, além de bandas e fanfarras.



Spat Boots



Tênis
Considerado um item comum do vestuário contemporâneo o tênis foi idealizado com o propósito inicial de ser utilizado como acessório na prática esportiva. Ao longo dos anos esse tipo de calçado se tornou parte fundamental do eslilo de vida das pessoas. Os principais tipos de tênis são Adventure (Aventureiro), Casual (Basico para o Dia a Dia), Chuteira (Futebol de Campo), Futsal (Futebol de Salão) Jogging (Cooper e academia), Running (Corrida Moderada e Academia), Runnin Performance(Corrida de Longa Distancia e Academia), Skate (Esporte Radical), Squash e Tennis (Esportes Intensos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário